Curta nossa página no facebook Carrinho de Compras 0 produto(s)

Artigos

Insulina - Preparo e Aplicação

 


CUIDADOS COM A INSULINA


 


CONSERVAÇÃO:


 


- Matenha a Insulina na geladeira, acima da gaveta dos vegetais, local onde a temperatura fica entre 2°C e 8°C.


- Cole uma etiqueta no frasco da insulina com a data de inicio de uso. Depois de aberta, a validade é de, no maximo, 4 semanas.


- As insulinas em uso (caneta) podem ficar fora da geladeira protegidas do sol e de variações bruscas de temperatura. Nunca deixe proximas do fogão ou janelas, ou em cima de aparelhos eletrônicos.


 


PREPARO E APLICAÇÃO


 


1º Lave e seque bem as maõs.Separe a seringa, a insulina e algodão com alcool.


2º se a insulina for NPH, role delicadame o frasco entre as mãos no minino 20 vezes. Mas cuidado: NUNCA AGITE OS FRACOS DE INSULINA.


3º Limpe a tampa do frasco com algodão e alcool. espere secar para introduzir a agulha.


4º Pegue a seringa e retire o protetor do êmbolo para aspirar o ar ate a marca da escala que indica a quantidade de insulina recomendada pelo medico. mantenha a agulha com o protetor.


5º Apoie o frasco de insulina sobre uma mesa. retire o protetor da agulha, introduza no frasco de insulina e injete o ar. Nunca injete o ar diretamente  no liquido para não formar pequenas bolhas


6º Sem retirar a agulha, vire o frasco de cabeça para baixo e aspore a insulina até a quantidade necessaria a ser aplicada.


7º Observe se há bolhas de ar na seringa. Se houver, bata delicadamente com o dedo na parte onde elas se encontram. repita o procedimento até que todas as bolhas desapareçam.


8º Inverta o frasco e retire a seringa. Recoloque o protetor da agulha enquanto realiza a assepsia (limpeza) do local da aplicação com alcool e algodão.


9º Faça uma prega no local onde sera realizada a aplicação. Use os dedos polegar e indicador para aproximar suavemente a pele. ao tocar a região ela deve estar macia.


10º Introduza a agulha no local escolhido e injete a insulina. ao término, mantenha a seringa na mesma posição conte ate 10 e retire-a. (Caso seja insulina da caneta deve esperar 30 segundos)


 


LOCAIS DE APLICAÇÃO


BRAÇOS: Face externa e posterior, 3 dedos baixo do ombro e 3 dedos acima do cotovelo.


ABDOMEe: na linha da cintura, 3 dedos para direita ou esqueda do umbigo.


NÁDEGASs: Quadrante externo superior.


COXAS: 3 dedos abaixo sa virilha e 3 dedos acima do joelho. dividir a parte da frente e ao meio e utilizar o lado externo.


( imagem ao lado)


 


IMPORTANTE: Para medição das regiões deverão ser usadas os dedos da pessoa que fará o uso da insulina.


Evite aplicar insulina quando o local da prega estiver duro, pois caso haja uma aplicação no músculo, podem ocorrer sangramento, hematomase proncipalmente, pode -se alterar o tempo de ação das insulinas.


 


DESCARTE DA SERINGA


Nunca despreze o material usado para aplicação de insulina  em lixos domesticos. Utilize como lixinhos frascos platicos duros com bocas largas e tampas (exemplo potes de leite em pó, achocolatados) . Encaminhe o material utilizado para o posto de saúde mais proximo de sua casa.


 


Materia da revista Sabor & Vida diabeticos ano 02 nº17 -2007 

Produtos relacionados